Nexteiros - Next 250 CLUB
Olá. Seja muito bem vindo ao Fórum.
Agradecemos sua visita e desde já, volte sempre.

Se possível acesse também o Canal e o grupo no Facebook:

www.youtube.com/nexteiros
www.facebook.com/groups/next250club

Abraço Smile
Nexteiros - Next 250 CLUB
Olá. Seja muito bem vindo ao Fórum.
Agradecemos sua visita e desde já, volte sempre.

Se possível acesse também o Canal e o grupo no Facebook:

www.youtube.com/nexteiros
www.facebook.com/groups/next250club

Abraço Smile
Nexteiros - Next 250 CLUB
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum destinado a moto Dafra Next 250. Aqui você encontrara dicas, tutoriais, opiniões sobre a moto e sobre assunto diversos relacionados ao motociclista.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Capacetes de segurança

Ir para baixo 
AutorMensagem
Chuu.ck
Admin
Chuu.ck


Mensagens : 119
Data de inscrição : 16/10/2012

Capacetes de segurança Empty
MensagemAssunto: Capacetes de segurança   Capacetes de segurança EmptyQua Out 17, 2012 9:35 am

Salve nexteiros, hoje vou sair, está um tempo bom, um vento interessante, estou com uma camisa vermelha. Qual melhor capacete para mim sair nesse lindo dia com minha querida Next Branca? LOL! Brincadeiras a parte... vamos ao que interessa:

Em termos de SEGURANÇA de capacetes existe muita lenda.

TODOS os capacetes aprovados pelo INMETRO tem A MESMA PROTEÇÃO, SÃO SEGUROS DO MESMO JEITO. A diferença entre um e outro é mínima e na hora H do acidente, da porrada .. não vai fazer diferença.

EBF? Peels? Norisk*? MT? LS2*? Marushin? AGV? Shoei?

Todos os capacetes são iguais? Não!

O que diferencia um capacete em relação ao outro NÃO É A RESISTÊNCIA FÍSICA A IMPACTO, inclusive, porque NÃO É ISSO QUE TORNA UM CAPACETE MAIS SEGURO. O capacete é concebido para se "DESMANCHAR" sob impacto, absorvendo a energia cinética e desviando-a de ser absorvida pelo cocuruto do infeliz piloto/passageiro.

Porque um capacete é melhor (e mais caro) que outro? Detalhes de acabamento, materiais mais sofisticados, design, pintura. Isso vai refletir em conforto e indiretamente em segurança. Um capacete mais confortável é mais seguro porque o piloto se cansa menos. Um capacete com menos ruído é mais seguro pois o piloto ouve melhor a moto e o ambiente que o cerca.

Primeiro a questão da aerodinãmica. Capacetes com muitas protuberâncias geram mais ruídos de vento. O capacete mais liso possível com um formato de gota dágua é o capacete com mais aerodinamica. As viseiras que precisam de "orelhas" para serem fixadas geram mais barulho de vento. As viseiras com o mecanismo embutido são melhores. É de fundamental importância que a viseira encaixe perfeitamente quando fechada. Se ficar alguma fresta, é por aí que vai ser gerado o assobio. As aberturas para ventilação também devem ser observadas pois se forem muito grandes, geram ruído. Se forem muito pequenas, não ventilam direito. Isso é um bocado dificil de conciliar. Outra questão é a facilidade de abertura/fechamento dessas janelinhas de ventilação. Se for complicado abrir/fechar imagine que será ainda mais complicado quando o piloto estiver usando luvas.

A parte do revestimento interno deve ser confortável mas bem firme para evitar que o capacete fique balançando na cabeça do piloto. Também não pode apertar demais senão causa dor na parte sob pressão.

Capacetes de fibra de carbono são mais caros mas tem uma vantagem: são mais leves. Eu particularmente acho que ainda não valem a pena. Considerando que um capacete tem vida útil de 3 anos, gastar 2.100 reais num capacete para ter que trocá-lo depois de 3 anos é muito caro. Melhor comprar um capacete mais barato.

A cinta jugular também merece atenção. Prefira as de engate rápido. Detalhe, nos Estados Unidos, não é permitido capacete com cinta de engate rápido por isso que tantos capacetes importados ainda tem cinta com duas argolas de metal. Acho que isso é excesso de rigor. A cinta de engate rápido ajustável é a mais prática porque permite vc apertar/afrouxar a cinta conforme a sua conveniência rapidamente.

É isso ae!
Ir para o topo Ir para baixo
https://nexteiros.forumeiros.com
 
Capacetes de segurança
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Capacetes LS2 FF350 R$250,00

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Nexteiros - Next 250 CLUB :: Para o Nexteiro :: Segurança :: Capacetes-
Ir para: